Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Receita de maionese gaúcha batida à mão – salada de batata

Bater uma maionese para o almoço de domingo é o ápice na culinária gaúcha. A maionese é um prato tão simples da nossa culinária, mas traz uma sensação gostosa de conforto. Só quem mora no nosso Rio Grande consegue entender. E não precisa ser gaúcho. Eu não sou.

Aliás, eu me considero uma gaúcha/goiana, apesar de na descrição do meu perfil eu tenha invertido a ordem para não parecer estar desdenhando de minhas origens. Na verdade, nasci em Anápolis, mas morei pouquíssimo tempo em Goiás. E com uma mãe gaúcha e criação gaúcha, é impossível eu não me identificar com este Estado.

Mas voltando à receita, e só para esclarecer: maionese, aqui no Rio Grande do Sul, é salada de batata. Sendo assim, quer deixar um gaúcho feliz? Ofereça a ele uma deliciosa maionese no almoço de domingo, que pode ser acompanhada de churrasco ou carne de panela. Mas com o preço que a carne está, faça um franguinho bem temperado, que é maravilhoso também.

Ingredientes

  • 8 batatas médias – de mais ou menos 100 gr cada
  • 3 ovos
  • 250 ml de óleo de soja
  • Temperinho verde (salsinha e/ou cebolinha)
  • Sal
  • Vinagre branco

Modo de fazer

  • Coloque as batatas na panela de pressão com 2 ovos. Depois que começar a chiar, conte 20 minutos e desligue. Deixe sair a pressão e espete as batatas para ver se estão cozidas. Se ainda estiverem duras, deixe ferver por mais 5 minutos.
  • Retire as batatas da panela, descarte a água e coloque-as para esfriar. Eu gosto de colocar as batatas para esfriarem no freezer. Isso acelera o processo.
  • Enquanto as batatas esfriam, vamos à maionese.
  • Em um pote de vidro (ou prato fundo ou um pote de plástico redondo), amasse bem as duas gemas cozidas com um garfo e acrescente uma gema crua sem a pele. Misture bem até virar uma pasta.
  • Aqui está o segredo: vá adicionando, pouco a pouco, o óleo nas gemas (mais ou menos 2 colheres de sopa por vez) e misture até ficar bem incorporado, na textura de maionese, mas bem consistente.
  • Repita o processo várias vezes, sempre mexendo até incorporar o óleo, até a quantidade que você deseja obter. Para essa quantidade de batatas, você pode usar entre 200 e 250ml de óleo.
  • Quando as batatas estiverem mornas, pique-as em um refratário. Sempre que elas passam do ponto, eu as coloco no freezer até esfriarem bem. Isso faz com que elas endureçam um pouco.
  • Adicione sal e vinagre à gosto, as claras cozidas e o temperinho verde picados.
  • Por último, adicione a maionese e mexa tudo delicadamente e veja se está bom de sal. Evite movimentos bruscos para não dissolver os pedaços de batata, principalmente se estiverem mais macias.

Você pode acrescentar azeitonas ou pepino picados e cenoura ralada, se quiser. Os gaúchos não usam muito, mas você tem toda liberdade de usar, se preferir. Coloque na geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 4 pessoas

Você deve estar se perguntando qual a quantidade ideal para mais ou menos pessoas: duas batatas médias por pessoa. Esse é o cálculo. Contudo, se tiver um comilão aí na sua casa, faça um pouquinho mais. Aqui em casa, sempre faço um pouco mais, porque meus guris amam comer a sobra mais tarde.

Caso queira ver como se faz na prática, sugiro que assista a este vídeo do YouTube. E caso queira fazer uma torta de bolacha gaúcha para a sobremesa, leia este artigo do nosso blog.

Espero que se delicie! Até a próxima receita!

Erika Strassburger

Sou uma pessoa comum tentando fazer a diferença no mundo. Meu propósito aqui é compartilhar conhecimentos edificantes e, acima de tudo, por ser apaixonada por genealogia, ajudar os leitores a embarcarem na jornada emocionante em busca de seus antepassados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erika Strassburger

Sou uma pessoa comum tentando fazer a diferença neste mundo. Criei (eu mesma desenvolvi) este site para compartilhar conhecimentos úteis e edificantes. Sou apaixonada por genealogia. Espero ajudar todos aqueles que têm vontade de conhecer seus antepassados a embarcar de cabeça nessa aventura. Descobrir nossas raízes é uma tarefa emocionante e viciante. Sou viciada nisso há quase três décadas.

Mais Posts

Copyright © 2025 Veja Como. Todos os direitos reservados.